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Microrrevestimento, fresagem e recomposição de pavimento serão realizados nesta semana

Via Araucária ainda realiza roçadas, pintura de estruturas e barreiras de concreto nas rodovias BRs-277,373, 476 e PR-423

Com o objetivo de assegurar a fluidez do tráfego, conforto e segurança viária, a Via Araucária prossegue com o cronograma de serviços iniciais ao longo dos 473 quilômetros de rodovias do Paraná. Durante esta semana, as obras programadas abrangem microrrevestimento, fresagem e recomposição de pavimentação, além de terraplanagem nas BRs-277, 373, 476 e PR-423.

Os serviços em andamento contemplam a recuperação de pavimentação na PR-423, situada em Campo Largo; na BR-476, em Curitiba, abrangendo os quilômetros 166 e 169; e na Lapa, nos quilômetros 170 e 172. As obras também serão realizadas na BR-277 em Campo Largo, Irati e Prudentópolis. Já na BR-373, em Prudentópolis, serão feitos trabalhos de fresagem e recomposição de pavimento. Por fim, estão previstas atividades de terraplanagem em trechos estratégicos em Curitiba, Guamiranga e Imbituva.

Nesta semana, as roçadas mecânicas e manuais continuam, além da varrição mecânica, reparos localizados, recolhimento de resíduos, limpeza de bueiros, drenagens e refilamentos. Ainda haverá a implementação de sinalização vertical e horizontal e implantação de elementos de segurança e proteção.

As intervenções representam o compromisso contínuo da Via Araucária com a melhoria da infraestrutura viária e o bem-estar dos motoristas que trafegam pelas rodovias sob sua concessão. Os trabalhos estão em conformidade com o contrato de concessão estabelecido junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com previsão de conclusão em até 12 meses.

Veja os horários e serviços agendados para esta semana.

Recomendações

A Via Araucária pede atenção dos motoristas e recomenda que diminuam a velocidade ao passar por áreas em obras, as quais estarão devidamente sinalizadas conforme a legislação vigente. Vale ressaltar que as atividades planejadas podem sofrer ajustes devido a necessidades operacionais ou condições climáticas. Os usuários são informados por meio do perfil da concessionária no Instagram (@araucariavia), que atualiza diariamente sobre os serviços em andamento. Além disso, os detalhes podem ser consultados no site www.viaaraucaria.com.br ou pelo telefone 0800 277 0 376, disponível 24 horas por dia.

Recuperação de pavimento

Para a recuperação dos pavimentos, foram utilizadas 12.275 toneladas de massa asfáltica (CAUQ) para o tratamento das patologias do pavimento. A quantidade corresponde a mais de 85.243 m² de pista restaurada, além de 46.253 m² de restauração por aplicação de microrrevestimento. Nos 36 dias trabalhados, foram consumidas aproximadamente 613 toneladas de cimento asfáltico de petróleo (CAP) e mais de 11.662 toneladas de material granular, envolvendo 165 colaboradores que atuaram na execução da atividade, além de 77 máquinas e equipamentos.

Terraplanagem

Desde o início das operações, foram restaurados 11 pontos críticos utilizando duas escavadeiras hidráulicas que escavaram um total de 4.689 m³ e aterraram 4.228 m³. Também ocorreu fornecimento e aplicação de 149 m³ de pedra rachão ou material provindo da fresagem para fundação de aterro estabilizado. Para a execução das atividades foram envolvidos 20 colaboradores e 20 equipamentos.

Balanço de atendimentos

De 1 de abril até 7 de abril a Via Araucária atendeu 683 ocorrências. Entre elas, 294 são referentes a panes mecânicas, 9 panes elétricas, 53 sinistros e 30 atendimentos clínicos.

Fotos: Imagens Via Araucária – Obras – Google Drive

Créditos: Via Araucária

Sobre a Via Araucária
A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e
modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo
473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos
Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br
(I) BR-277/PR:
– Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;
– Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o
entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;
– Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;
– Do acesso a Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a
PR-423, em Balsa Nova/PR.
(II) BR-373/PR:
– Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.
(III) BR-376/PR:
– Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o
entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba/PR.
(IV) BR-476/PR:
– Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR,
até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.
(V) PR-418:
– Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de
Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.
(VI) PR-423:
– Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o
entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.
(VII) PR-427:
– Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento
com a BR-277, em Palmeira/PR.

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