Ética e Integridade

A Via Araucária construiu seus pilares na ética, integridade e privacidade, valores praticados diariamente pela Concessionária.

Para que os usuários, colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios saibam como a Via Araucária os exerce, desenvolvemos o Programa de Integridade, que foi implementado junto com a criação da Concessionária para disponibilizar as normas e diretrizes como meio de informação.

A Lei Anticorrupção (Lei n. 12.846/2013) e o Decreto que a regulamenta (Decreto n. 11.129/2022), foram os norteadores do conteúdo deste Programa, juntamente com as melhores práticas das grandes empresas e parâmetros internacionais divulgados pela OCDE e Transparência Internacional, garantindo a atualização e qualidade das condutas éticas adotadas pela Concessionária, através dos seguintes instrumentos:

Código de Conduta Ética(English Version)

Política Anticorrupção

– Manual do Programa de Integridade

– Política de Privacidade

– Política de Reporte e Não Retaliação

Política de Transações com Partes Relacionadas

– Política de Doações e Patrocínios

– Comissão de Ética e de Proteção de Dados Pessoais

– Canal para denúncias anônimas, 24 horas por dia, operado por empresa independente

As políticas servem como fonte de informações e diretrizes para que os colaboradores, fornecedores, usuários e parceiros possam direcionar suas condutas de acordo com os parâmetros da Via Araucária, em um relacionamento entre as partes.

Internamente, a Via Araucária realiza treinamentos e comunicações sejam por meio eletrônico, virtual ou presencial, a fim de disseminar entre colaboradores e terceiros o conhecimento sobre as práticas e normas de integridade da Concessionária.

O objetivo é que todos os envolvidos acessem e conheçam o Programa de Integridade para que se adequem às condutas permitidas, evitando as proibições estabelecidas. 

Canal de Ética e Privacidade – Via Araucária

Caso sejam constatadas violações das políticas das empresas, qualquer pessoa pode ter acesso ao Canal de Ética e Privacidade para realizar denúncias das irregularidades que as políticas preveem, como corrupção, fraude, e as demais condutas antiéticas previstas no Código da Via Araucária.

O Canal é seguro e garante a confidencialidade dos relatos realizados de forma anônima, para que o denunciante se sinta seguro ao reportar.

Acesse através do link: https://www.contatoseguro.com.br/viaaraucaria

Ou então, o contato pode ser realizado pelo telefone 0800 810 8134

Você já conhece os benefícios de possuir uma tag (chip eletrônico para pagamento automático)?

Clique aqui e confira!